You are here: Home Universidade Departamentos Biologia Pesquisa e Pós-graduação
Document Actions

Pesquisa e Pós-graduação

LINHAS DE PESQUISA

METABOLISMO NITROGENADO DE ORGANISMOS ANTÁRTICOS:
Objetiva entender os mecanismos de adaptação metabólica às baixas temperaturas e condições tróficas do ecossistema antártico. Os estudos são conduzidos no contexto comparativo utilizando enzimas homólogas.
Coordenador: Prof. Dr. Edson Rodrigues – edsonrod@unitau.br
Profa. Dra. Gannabathula Sree Vani – srvani@hotmail.com

ESTRESSES MINERAIS EM PLANTAS:
Objetiva entender a ação fisiológica dos íons em plantas, nutrientes ou não, com particular interesse em alumínio, manganês, boro, zinco e chumbo. Os estudos são conduzidos no contexto agrícola e ambiental.
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Aparecida da Silva Almeida – anasilva@unitau.br
Prof. Júlio César Raposo de Almeida – jcraposo@unitau.br

ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS:
Desenvolve trabalhos sobre paisagens, utilizando os sistemas de informações geográficas e a Ornitologia como ferramentas para pesquisas experimentais em ambientes, natural e antrópico.
Coordenadora: Profa. Dra. Maria Cecília Barbosa de Toledo – cecilia@unitau.br

PESQUISA E ENSINO EM BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO:
O Grupo de Pesquisa e Ensino em Biologia da Conservação (ECOTROP) desenvolve pesquisas em: 1) Frugivoria: Com uma abordagem experimental, estudamos a dispersão e predação de frutos e sementes de palmeiras na Floresta Atlântica por animais. 2) Ecologia e Conservaçao de palmeiras: A partir dos estudos de frugivoria surgiu a necessidade de dados sobre a ecologia das populações de palmeiras. Assim, foram iniciados estudos sobre diversidade, estrutura de populações e o efeito do corte ilegal. 3) Ecologia e Conservação de grandes mamíferos: Monitoramento de espécies como a onça parda (puma), porcos queixada e antas, através de rastros (pegadas), ao longo de um gradiente de vegetação. 4) Ecologia e Conservação de pequenos mamíferos: Monitoramento de marsupiais e roedores nos estratos herbáceo, sub-bosque e dossel. Os animais são capturados, anestesiados, marcados, medidos e soltos. 5) Espécies exóticas: A maioria dos locais que estudamos está infestado de espécies de plantas exóticas e estamos iniciando estudos sobre o impacto delas sobre a Floresta Atlântica.
Coordenador: Prof. Dr. Júlio Cesar Voltolini – jcvoltol@uol.com.br

DINÂMICA E BIOLOGIA DE FRAGMENTOS FLORESTAIS EM MATA ATLÂNTICA:
Objetiva relacionar o tamanho, o entorno e a distância entre áreas fragmentadas de Mata Atlântica no Vale do Paraíba-SP, com a dinâmica, abundância e diversidade de espécies de diferentes grupos taxonômicos, em especial aves e palmeiras.
Coordenadora: Profa. Dra Maria Cecilia Barbosa de Toledo – cecilia@unitau.br
Profa. Dra. Simey Thury Vieira Fisch – simey@unitau.br

DIVERSIDADE DE AVES E MORCEGOS EM AMBIENTE NATURAL E ANTRÓPICO:
Objetiva estudar riqueza de espécies de aves e morcegos e suas relações com a biota em ambientes naturais e antropizados.
Coordenadora: Profa. MS. Marisa Cardoso – bat_cardoso@hotmail.com
Profa. Dra. Maria Cecília Barbosa de Toledo - cecília@unitau.br

ECOLOGIA DE PALMEIRAS:
Realiza estudos com a biologia das palmeiras que ocorrem no Vale do Paraiba-SP, desde aspectos morfológicos até a dinâmica de populações nativas.
Coordenadora: Profa Dra. Simey Thury Vieira Fisch – simey@unitau.br

BIOECOLOGIA DE ANFÍBIOS:
Vem desenvolvendo projetos de pesquisas em: Sistemática, Biologia, Ecologia e Comportamento dos anfíbios anuros da região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira.
Coordenador: Prof. Dr. Itamar Alves Martins – itamar.martins@unitau.br

BIOLOGIA E ECOLOGIA DE PEIXES MARINHOS:
Realiza pesquisas envolvendo Sistemática e Bioecologia de peixes marinhos do litoral norte de São Paulo.
Coordenador: Prof. Dr. Itamar Alves Martins – itamar.martins@unitau.br

BIOLOGIA E ECOLOGIA DE CRUSTACEA:
Objetiva desenvolver projetos de pesquisa sobre a composição das comunidades, explorando indíces ecológicos como riqueza de espécies, biodiversidade de áreas e comunidades e sobre as populações, investigando as relações entre as taxas de recrutamento, razão sexual e coortes, além dos aspectos que compõem a estratégia reprodutiva de diferentes espécies e em diferentes ambientes.
Coordenador: Prof. Dr. Valter José Cobo – vjcobo@unitau.br

HELMINTOLOGIA DE ORGANISMOS AQUÁTICOS:
Objetiva estudar a prevalência das helmintoses em organismos aquáticos, com especial referência à sazonalidade dos parasitos em peixes e crustáceos e a relação parasito-hospedeiro.
Coordenadora: Profa. MSc Sônia Maria Cursino dos Santos – cursinosonia@gmail.com
Prof. Dr. Valter José Cobo – vjcobo@unitau.br
Prof. Dr. Itamar Alves Martins – itamar.martins@unitau.br

EPIDEMIOLOGIA DAS DOENÇAS PARASITÁRIAS:

Objetiva estudar a prevalência e a dinâmica de transmissão das doenças parasitárias em população humana, em especial daquelas detectáveis pelas fezes, empregando métodos, parasitológicos, imunológicos e moleculares.
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Júlia Urias dos Santos Araújo – anajulia@unitau.br

ESTREPTOCOCOS DO GRUPO MUTANS:
Realiza estudos com estreptococos bucais, correlacionando com os aspectos microbiológicos e imunológicos da cárie dentária.
Coordenadora: Profa Dra. Mariella Vieira Pereira Leão – mariellaleao@yahoo.com.br
Profa. Dra. Silvana soléo ferreira dos Santos – silvana.soleo@uol.com.br

METABOLISMO DE STAPHYLOCOCCUS:
Objetiva investigar as principais espécies do gênero de importância em infecções hospitalar e comunitária.
Coordenadora: Profa Dra. Mariko Ueno – mariueno@unitau.br

GRUPOS SANGÜÍNEOS ASSOCIADOS COM DOENÇAS INFECCIOSAS:
Realiza pesquisas correlacionando sistemas sangüíneos ABO com a susceptibilidade às doenças infecciosas, assim como realiza estudos de grupos sangüíneos de outros sistemas como receptores de quimiocinas em processos inflamatórios teciduais.
Coordenadora: Profa Dra Célia Regina Gonçalves e Silva – celiargs@ig.com.br

CONTROLE DE MICRORGANISMOS:
Objetiva estudar a eficiência de anti-sépticos, desinfetantes, fitoterápicos, antifúngicos e antibióticos na área da saúde, assim como propor medidas para indicação precisa desses antimicrobianos.
Coordenadora: Profa Dra Silvana Soléo Ferreira dos Santos – silvana.soleo@uol.com.br
Profa Dra Célia Regina Gonçalves e Silva – celiargs@ig.com.br

MICRORGANISMOS DE VEICULAÇÃO HÍDRICA E ALIMENTAR
Objetiva estudar microrganismos patogênicos, sobretudo, os coliformes e as demais enterobactérias, presentes em: (1) ambientes aquáticos, avaliando o impacto causado por estes ao meio ambiente; (2) alimentos, correlacionando os microrganismos veiculados e a prevenção de toxi-infecções alimentares.
Coordenadora: Profa. Dra. Mariko Ueno – mariueno@unitau.br

FLORÍSTICA E FITOSSOCIOLOGIA DE HERBÁCEAS:
Desenvolve pesquisas referentes à morfologia e anatomia vegetal, composição e estrutura de plantas herbáceas e daninhas, em ecossistemas urbanos e naturais no Vale do Paraíba.
Coordenador: Prof. Dr. João Carlos Nordi – jcnordi@bol.com.br

VEGETAÇÃO EM ÁREAS URBANAS:
Objetiva estudar a vegetação urbana desde a bioecologia das espécies vegetais nestes ambientes até problemas ligados ao paisagismo e à arborização.
Prof. Dr. João Carlos Nordi - jcnordi@bol.com.br
Profa. Dra. Simey Thury Vieira Fisch – simey@unitau.br

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO – ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU

• ESPECIALIZAÇÃO EM ANÁLISES CLÍNICAS - LATO SENSU

Clientela: Biólogos, Biomédicos, Enfermeiros, Farmacêuticos, Médicos, Veterinários e outros profissionais da área de saúde, com interesse em diagnóstico laboratorial.
Número de vagas: Mínimo: 20 Máximo: 25
Horário: 6a feitra à noite e aos sábados manhã e tarde, de 15 e 15 dias.
Carga Horária: 460 + 260 horas de estágio
Coordenadora: Profa. Dra. Ana Júlia Urias dos Santos Araújo
Email: anajulia@unitau.br

• ESPECIALIZAÇÃO EM BIOLOGIA MARINHA - LATO SENSU

Clientela: Biólogos e áreas afins tais como Ciências Ambientais, Ciências Agronômicas, Engenharia Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia, podendo atender profissionais de outras áreas mediante análise.
Número de Vagas: Mínimo: 20 Máximo: 25
Horário: Sábados das 8h às 14h
Carga Horária: 360 horas
Coordenador: Prof. Dr. Valter José Cobo
Email: vjcobo@unitau.br

• ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL – LATO SENSU (proposto/aguardando homologação)

Clientela: Biólogos, Engenheiros Agrônomos, Engenheiros Ambientais e demais profissionais da área de Biológicas.
Número de Vagas: Mínimo: 15 Máximo: 30
Horário: 6ª feira das 19h as 23h e aos sábados das 08h as 13h (quinzenais)
Carga Horária: 480 horas
Coordenadora: Profª Drª Maria Cecília Barbosa de Toledo
Email: cecília@unitau.br

• ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – LATO SENSU

Clientela: Profissionais de diferentes formações, interessadas na área de Educação Ambiental
Número de Vagas: Mínimo: 15 Máximo: 30
Horário: 6ª feira das 18h as 23h e aos sábados das 08h as 13h (quinzenais)
Carga Horária: 390 horas
Coordenadora: Profª Drª Maria Cecília Barbosa de Toledo/Janaina Michelini
Email: cecília@unitau.br / michelini_j@hotmail.com

PÓS-GRADUAÇÃO - STRITO SENSU

• PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Trata-se de um Programa institucional no qual o Departamento de Biologia participa nas seguintes áreas:
Ecossistemas Terrestres e Aquáticos
Gestão Integrada de Resíduos

Público Alvo: Profissionais graduados envolvidos com a área ambiental.
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo dos Santos Targa