You are here: Home Universidade Departamentos Campus Ubatuba arquivos Campus da UNITAU em Ubatuba oferece cursos voltados às potencialidades do Litoral Norte
Document Actions

Campus da UNITAU em Ubatuba oferece cursos voltados às potencialidades do Litoral Norte

O campus da Universidade de Taubaté (UNITAU) em Ubatuba vem ampliando as perspectivas de desenvolvimento no Litoral Norte paulista, tanto no aspecto educacional, como nos aspectos econômico, social e cultural. Para contribuir diretamente com esse desenvolvimento, a UNITAU vem oferecendo cursos que abrangem as potencialidades da região, atendendo à sua demanda específica, principalmente nas áreas de Educação, com os cursos de Pedagogia e de Educação Física, e de Administração, com habilitação em hotelaria e turismo, seu setor econômico mais expressivo. 

            Esse ciclo vem sendo formado ao longo dos sete anos de presença da UNITAU em Ubatuba, sendo quatro de instalação do campus, período em que a UNITAU formou três turmas, colocando 200 profissionais das áreas de Pedagogia e de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, no mercado de trabalho regional. E já prepara mais 357, com suas 10 turmas em curso.

            Para o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ubatuba, Ahmad Khalil Barakat, a UNITAU tem contribuído significativamente para o desenvolvimento sócioeconômico regional, principalmente para Ubatuba, por dois motivos. “Primeiro, a presença de alunos de várias regiões que chegam ao município para estudar movimenta setores, como o de comércio, o de serviços e o imobiliário. Segundo, há a formação de mão-de-obra, profissionalizando esses setores, o que, conseqüentemente, vem contribuir para a promoção do desenvolvimento local”.

            Cerca de 80% dos alunos do curso de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, são de municípios vizinhos e do Vale do Paraíba, como a aluna Sue Ellen Alves dos Santos, 21 anos, do primeiro ano do curso de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, que é de Caraguatatuba. “O curso vem ao encontro das necessidades desta nossa região, pois há um grande mercado para atuarmos nessa área”.     

            Nestes sete anos de atuação no Litoral, a UNITAU formou 80 profissionais na área de Educação, agregando novos conhecimentos e valores às redes pública e particular de ensino, que são repassados em sala de aula para as novas gerações.  “A universidade em nosso município acabou por estimular nossa população a dar continuidade aos estudos, contribuindo significativamente para a evolução de nossos profissionais, principalmente os que atuam na área de Educação”, enfatiza a secretária de Educação de Ubatuba, profa. Isabel Roseli de Souza Leite.

O curso de Pedagogia da UNITAU está capacitado para atender às novas normas do MEC, formando profissionais qualificados para atuar de acordo com as diretrizes da área. Isso, porque, prevendo as alterações do MEC, a Universidade já se antecipou, adaptando seu sistema curricular.  

            Na área de Turismo, que responde por cerca de 40% da economia do Litoral, é significativo o reflexo da instalação do campus. Somente em Ubatuba, o setor movimenta cerca de R$ 40 milhões de reais por ano. “Para o município, que se reestrutura para alavancar o desenvolvimento turístico com um projeto arrojado, essa qualificação da mão-de-obra é de suma importância, pois vem ao encontro das necessidades de profissionalização do setor”, ressalta o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Felipe Azevedo.

            O curso de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, já formou 120 profissionais, cuja maioria atua no mercado de trabalho do Litoral Norte. “A chegada do ensino superior de qualidade nesta região é um grande passo para profissionalizar nosso setor hoteleiro e prepará-lo melhor para o desenvolvimento”, afirma o empresário do setor hoteleiro, Cláudio Velloso Borges Neto, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) do Litoral Norte.

            Mas até mesmo os que ainda não concluíram o curso já colaboram, como estagiários, para a elevação dos padrões de qualidade desse setor, que ainda enfrenta, na região, forte presença da informalidade e da falta de profissionalismo.        Proprietário do Palace Hotel, o maior do gênero em Ubatuba, Borges vem reforçando sua equipe de trabalho com os estagiários da UNITAU. “Os hotéis e pousadas que abriram suas portas para os estagiários já sentem a grande diferença na elevação dos padrões de qualidade e, principalmente, nos resultados desse investimento”, conta.

            Potiguara do Lago, 23 anos, é um exemplo dessa diferença. Ele está no terceiro ano do curso de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, e já aplica os conhecimentos que vem adquirindo no comércio de alimentos e bebidas que sua família mantém há muitos anos no município. “Com o aprendizado do curso, estou profissionalizando a atividade, imprimindo uma gestão mais eficaz, e realizando cursos de capacitação para os nossos funcionários”. Os resultados a família Lago vem colhendo rapidamente. Além do aumento da clientela, o estabelecimento foi premiado pela Revista Veja como o melhor do gênero em toda a região. 

            Os cursos surgem como uma alternativa de manter os moradores do Litoral em seus municípios, profissionalizando a mão-de-obra e, conseqüentemente, promovendo o desenvolvimento regional. Por exemplo, a aluna Sue Ellen Alves dos Santos, do primeiro ano do curso de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, é de Caraguatatuba e já aplica os conhecimentos adquiridos em sala de aula na sua cidade. “A UNITAU surgiu como uma excelente oportunidade e facilidade para eu fazer um curso superior e, ao mesmo tempo, exercer atividades no litoral”.

            Um desses exemplos de oportunidade de permanência e de disseminação de conhecimento na região é a professora Juliana Monteiro Correard. Formada no campus de Ubatuba, em 2003, ela atualmente ministra aulas da disciplina de Alimentos e Bebidas, do curso de Administração, com habilitação em Hotelaria e Turismo, para as novas turmas e já está formando cidadãos conscientes de sua responsabilidade como profissionais de um setor expressivo, tanto na esfera econômica como social. “O ensino superior é importante porque qualifica o pessoal aqui da região para trabalhar na área, e, assim, ajudaremos no desenvolvimento do setor de turismo dos municípios do litoral”, diz Pedro Leonardo Batista de Carvalho, 20 anos, um dos alunos de Juliana do primeiro ano do curso de Administração.

 

Estrutura – O campus da UNITAU em Ubatuba abrange uma área de quatro mil metros quadrados e abriga modernas instalações e estrutura especial de acesso aos portadores de deficiência física. O prédio conta com 11 salas de aula e sofisticados laboratórios de Informática, de Alimentos e Bebidas e de Hospedagem. Seu corpo docente é formado por 39 professores altamente qualificados, sendo a maioria mestres e doutores.

 

Administração (habilitação em Hotelaria e Turismo)

Para acompanhar o crescimento do mercado hoteleiro e turístico, esse segmento da Administração desenvolve habilidades relacionadas à área de hotéis, setores de alimentação e bebidas, gestão de agências de turismo, organização de eventos etc. Com isso, o profissional habilitado em hotelaria e turismo é capaz de administrar os mais diferentes meios de hospedagem e transportadoras turísticas, com base em estudos gerais da ciência da administração, somados aos conhecimentos específicos do ramo. As oportunidades de trabalho são várias e abrangem desde a atuação em hotéis, flats, campings, albergues, pousadas, spas, restaurantes até o trabalho em agências de viagens, operadoras turísticas, centro de convenções,  entre outras.

 

Educação Física

Nos últimos anos, a Educação Física vem se mostrando uma área multidisciplinar que contempla a integração de manifestação de cultura corporal e de movimento humano, preparação de indivíduos para que adotem modos de vida saudáveis, treinamentos que melhorem o rendimento físico-esportivo, tanto como forma de lazer como para demandas médicas, entre outros. O curso de Educação Física do campus da UNITAU em Ubatuba  conta com um currículo diferenciado, contemplando as disciplinas de Ecoturismo, Fundamentos de Surf e de Fundamentos de Vôlei de Praia, o que permite a formação de um profissional apto também a atuar nas regiões litorâneas de todo país. A habilitação nessa área possibilita a atuação tanto no mercado formal quanto no segmento informal e preparar pessoas de diversas faixas etárias para a prática de atividades físicas. Com isso, o educador físico pode atuar em várias frentes, como escolas, academias, clubes, associações, além de trabalhar como personal trainer e oferecer atendimentos específicos para gestantes, idosos, portadores de necessidades especiais etc.

 

 Pedagogia (para o Magistério)

 Responsável pelo processo educacional na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental, a Pedagogia para o Magistério forma profissionais com base em três eixos temáticos: a escola, o aluno e o professor. O profissional dessa área é capacitado para atender às necessidades da escola em que trabalha, desde a orientação básica até a educação de pessoas com necessidades educativas especiais. O pedagogo pode exercer atividades em escolas públicas e particulares, nas funções de coordenação pedagógica, no planejamento educacional, na elaboração de projetos e na prática da docência. Além disso, pode trabalhar em empresas, ONGs e outras instituições. O curso de Pedagogia da UNITAU está em concordância com as novas normas e diretrizes curriculares do MEC para esta área.

 

Powered by Plone, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards:

Melhor visualizado na resolução 1024 x 768.