You are here: Home Universidade Departamentos Medicina Ex-alunos Veja a sua Faculdade Hospitais
Document Actions

Hospitais

Hospital Universitário de Taubaté (HUT)

 A Universidade de Taubaté, Autarquia Municipal de regime Especial, reconhecida pelo Decreto Federal nº78924/76, com sede à Rua 4 de Março, nº 432, institui a Fundação Universitária de Saúde de Taubaté – F.U.S.T. aos 14 de outubro de 1977, através de Resolução14/77, como Pessoa Jurídica de Direito, sem fins lucrativos, dotada de patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira, com os objetivos de prestar assistência médico-hospitalar e ensino, manter e administrar o Hospital Universitário de Taubaté – H.U.T., propiciar meios e condições para pesquisa na área de saúde, propiciar a extensão social da Universidade à comunidade e administrar total e parcialmente programas de saúde pública, mediante convênio com órgãos oficiais de saúde e que, por esses, tenham sido confiados.

O H.U.T. é centenário, construído em forma pavilhonar, com características horizontais, em terreno de 22.000 metros quadrados, na região central de Taubaté.

A partir de 05 de agosto de 1982, a Universidade de Taubaté – UNITAU – incorporou o Departamento de Medicina de Taubaté e é proprietária do Hospital-Escola que, até tal data, era administrado pela Irmandade de Misericórdia de Taubaté. A F.U.S.T. passou a administrar dois hospitais e dois Prontos-Socorros: o Hospital-Escola e Pronto-Socorro, sito à Avenida Granadeiro Guimarães, nº 270, e o Hospital Modelo, que prestava atendimento de Pronto-Socorro, concentrando todo atendimento médico e hospitalar na Avenida Granadeiro Guimarães.

A partir de julho de 1983, a UNITAU iniciou um plano de reformas e adaptações no Hospital-Escola, alterando também toda a sua estrutura administrativa e a da F.U.S.T. Foram reformadas a partir de então:

 As enfermarias da Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Maternidade.

 As antigas enfermarias da Policlínica e Unidade Mista, que passaram ser, respectivamente, enfermaria de Clínica Médica e Ambulatório de Pediatria.

O Centro Cirúrgico foi totalmente remodelado e aparelhado, passando a contar com cinco salas cirúrgicas, quando anteriormente contava com apenas duas.

O Hospital-Escola, pela Deliberação nº 29/83 de 01 de janeiro de 1984 do Conselho de Administração da UNITAU, passou a ser denominado Hospital Universitário de Taubaté – H.U.T.

O Hospital Universitário de Taubaté, ao mesmo tempo em que propicia atendimento assistencial à população de Taubaté e região, permite também o funcionamento dos diversos cursos da área de Biociências da Universidade de Taubaté. É administrado pela Fundação Universitária de Saúde de Taubaté – F.U.S.T., entidade sem fins lucrativos, conforme resolução 217 de 19 de dezembro de 1996 do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS.


Dados históricos do HUT

 14 de outubro de 1977: A UNITAU institui a Fundação Universitária de Saúde de Taubaté (F.U.S.T.) para manter e administrar o HUT (construído numa área de 9 mil metros quadrados), por meio de programas de saúde pública e convênio com órgãos oficiais de saúde.

 05 de agosto de 1982: a partir desta data, a UNITAU incorpora o Departamento de Medicina de Taubaté aos seus cursos, e torna-se proprietária do hospital-escola, que até então era administrado pela Irmandade de misericórdia de Taubaté. A F.U.S.T. passa a administrar dois hospitais e dois prontos-socorros: o hospital-escola e o hospital modelo.

 19 de maio de 1983: por força de decreto assinado pelo prefeito, o PS do Hospital-Escola, de propriedade da irmandade, torna-se responsabilidade da Prefeitura.

 Julho de 1983: a UNITAU inicia um plano de reformas e adaptações no hospital-escola, alterando também toda a sua estrutura e a da F.U.S.T.

 Setembro de 1983: a Fust desativa o hospital modelo, concentrando todo o atendimento médico-hospitalar na Avenida Granadeiro Guimarães, local em que é o HUT atualmente.

Hospital Regional

O Hospital Regional do Vale do Paraíba (HRVP) atende as seguintes especialidades:

 Clínicas de Neurologia

 Oncologia

 Moléstias infecciosas

 Cardiologia

 Gastroenterologia

 Endocrinologia

 Reumatologia

 Pneumologia

As especilidades cirurgicas de:

 Trauma emergencial

 Cirurgia cardíaca

 Cirurgia vascular

 Neurocirurgia(eletiva e de urgência inclusive pediátrica)

 Transplantes

 Cirurgia de tórax

 Proctologia

 Cirurgia de cabeça e pescoço

 Oncologia geral

 Ortopedia geral(especialidades eletivas e de urgência)

Possui uma infra-estrutura digna de um hospital de referência em toda a região do Vale do Paraíba como por exemplo uma UTI com 31 leitos.

Integração entre o Hospital Universitário e o Hospital Regional

A integração entre o Hospital Universitário de Taubaté (HUT) e o Hospital Regional do Vale do Paraíba foi oficializada em 01/12/2005, com a posse do Conselho Gestor, grupo responsável pela supervisão e acompanhamento das atividades previstas no acordo de cooperação técnica. Os membros do Conselho Gestor - formado por representantes do Governo do Estado de São Paulo, da Universidade de Taubaté, da Prefeitura Municipal de Taubaté e das prefeituras dos municípios que integram o Vale do Paraíba.

O acordo de cooperação técnica, firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade de Taubaté, tem por objetivo a integração pedagógica, técnica, científica e assistencial entre os dois hospitais, estabelecendo intercâmbio técnico para os acadêmicos dos cursos da área da Saúde da UNITAU. Também tem como meta promover a melhoria da prestação de serviços de assistência à saúde da comunidade, com racionalidade de uso, aprimoramento e expansão da capacidade operacional dos hospitais.

“Com a integração, será possível diminuir o número de clínicas para ampliar o atendimento e com melhor qualidade, tanto para a formação de nossos alunos como para o atendimento à comunidade”, ressalta o reitor da Universidade de Taubaté, prof. Dr. Nivaldo Zöllner.

A integração permitirá a divisão dos serviços prestados pelos hospitais, proporcionando aprimoramento e expansão da capacidade operacional de ambos, pois desenvolverá mecanismos destinados a evitar a duplicidade e a sobreposição de ações de saúde, para garantir a racionalização dos recursos disponíveis. “Agora, será possível centralizar os procedimentos hospitalares em setores específicos de cada hospital e obter a excelência nisso”, afirma o diretor-presidente do HUT, prof. Paulo Dias Raposo Filho.

Na divisão de serviços, caberá ao Hospital Universitário de Taubaté os procedimentos de:

 Assistência hospitalar (internação e ambulatorial) de ginecologia e obstetrícia, inclusive de alto risco e UTI neo-natal, abrangendo também a cirurgia ginecológica de alta complexidade e onco-cirurgia.

 O atendimento pediátrico, que inclui clínica pediátrica, cirurgia pediátrica, inclusive de alta complexidade e UTI Pediátrica.

 Atendimentos cirúrgicos, que abrangem cirurgias gerais de pequena e média complexidade, cirurgias oncológicas ocasionais de alta complexidade, cirurgias ortopédicas de pequena, média e alta complexidade, cirurgias bariátricas e plásticas, cirurgias buco-maxilo-facial (eletivas), cirurgias oftalmológicas e otorrinolaringológicas.

 Atendimentos clínicos, que abrangem: clínica geral, clínica dermatológica, clínica geriátrica, clínica hematológica, clínica nefrológica e UTI adulto e semi-intensiva.

Sob o encargo do Hospital Regional ficarão:

 As especialidades clínicas de neurologia, oncologia, moléstias infecciosas, cardiologia, gastroenterologia, endocrinologia, reumatologia e pneumologia.

 Especialidades cirúrgicas de: trauma emergencial, cirurgia cardíaca, cirurgia vascular, neurocirurgia (eletivas e de urgência, inclusive pediátrica), transplantes, cirurgia de tórax, proctologia, cirurgia de cabeça e pescoço, oncologia geral e ortopedia geral (especialidades eletivas e de urgência).

 

Powered by Plone, the Open Source Content Management System

This site conforms to the following standards:

Melhor visualizado na resolução 1024 x 768.